Google
 

sábado, 12 de abril de 2008

Está frio? pule na água!

"Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." - João 5:7. Não existem acasos ou coincidências para Deus operar. Jesus havia comparecido a uma festa dos judeus em Jerusalém, onde, junto à Porta das Ovelhas, existia o Tanque de Betesda, destinado a banhos, uma espécie de fonte de praça pública. Betesda significa Casa de Misericórdia, pois muitas curas ali ocorreram. Possuía cinco alpendres, e era freqüentado por cegos, coxos, paralíticos et cetera. Não devia ser um lugar aprazível, alegre. O que se ouvia com frequência eram suspiros, ais e gemidos dos enfermos desanimados. Jesus, na oportunidade, passou por aquela Porta e visitou o local, dirigiu-se a esse paralítico e lhe perguntou: "Queres ser curado?" "Sim, mas como?" "Não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim..." E Jesus lhe disse: "Levanta-te, toma a tua cama e anda! E, imediatamente, o homem se viu curado e, tomando sua cama, pôs-se a andar." Podemos, a esta altura, já tirar a lição número um: o perigo de estarmos longe do Tanque, da comunhão com o Senhor e com Sua Igreja, sabendo que estamos enfermos em nossos pecados e que precisamos de cura, e cura imediata! A bênção de Deus pode acontecer a qualquer momento na sua ausência de um simples culto. Há um certo conformismo de estar só nas proximidades do Tanque — aqui mesmo está bom! O paralítico estava ali havia 38 anos. Creio que havia uma esperança de ser curado, mas tinha a consciência de que precisava da ajuda de alguém. Você permanece de longe, daí fica difícil de a gente ajudá-lo. O problema lá era a concorrência e, até mesmo, um certo egoísmo. Será que ninguém poderia ajudá-lo a descer junto? Talvez houvesse uma esperança de que o Anjo surgisse numa hora que só ele visse e ninguém mais... pegasse todo mundo cochilando. Tiramos, aqui, a segunda lição: se o Anjo do Senhor não tocar, não haverá milagre.

Nenhum comentário: