Google
 

sábado, 6 de dezembro de 2008

Coração Amoroso do Pai.

Coração amoroso do Pai não desiste de amar e de procurar os seus filhos.

A ovelha não foi perdida; ela desgarrou-se do rebanho. Foi atraída por novos horizontes, novas pastagens, novas aventuras e afastou-se do convívio das outras ovelhas. Certamente não notara o risco de cair no abismo, nem de perder o rumo nos desertos, nem mesmo a possibilidade de ser apanhada por um animal predador. A ovelha é um animal frágil, teimoso, indefeso, míope e que não consegue defender-se. Para estar segura, precisa do cuidado do pastor e da companhia das outras ovelhas.

Jesus nos conta como a centésima ovelha desgarrou-se e perdeu-se. O pastor, entretanto, não desistiu dela, nem a culpou por sua fuga inconseqüente. Antes, deixou as demais em segurança, procurou-a pelas montanhas escarpadas e valados profundos e encontrou-a em situação desesperadora. Não podendo ela andar, o pastor a tomou no colo. Em vez de sacrificá-la, o pastor alegrou-se em encontrá-la e festejou a sua reintegração no rebanho. É assim que Deus faz conosco. Ele não desiste de nos amar. Ele não abre mão da nossa vida. Ele não abdica do direito que tem de nos tomar para si e nos manter na sua presença.

Jesus não nos esmaga nem nos acusa, mas nos restaura. Não nos trata conforme nossos pecados, mas consoante suas muitas misericórdias.:

1. Deus nos valoriza (Lc 15.4) – O pastor poderia ter se contentado com as 99 ovelhas que estavam seguras e desistido da ovelha peralta que rebeldemente desgarrou-se. Mas o pastor não desistiu de buscar a ovelha, ainda que fosse uma ovelha rebelde. Deus não abre mão de você. Ele não abdica do direito de ter você. Você é precioso para Deus. Você tem um valor infinito para Ele. Sua vida vale mais do que o mundo inteiro.

2. Deus nos procura (Lc 15.4) – O pastor saiu em busca da ovelha perdida. Ele veio buscar e salvar o perdido. Ele veio para os doentes. Ele veio salvar os pecadores. Deus move os céus e a terra para conquistar-nos e atrair-nos a Ele. Seu amor é eterno, sua compaixão é infinita, seu prazer é ter-nos na sua presença. Cada mensagem que você ouve, cada exortação que você recebe, cada livro que você lê é uma trombeta de Deus falando ao seu coração, uma manifestação do interesse de Deus por sua vida. Deus utiliza vários meios e muitas providências para procurar você. Ele envia seus obreiros para chamá-lo. Ele jamais desiste de amá-lo e de procurá-lo.

3. Deus desce aos mais profundos abismos para nos buscar (Lc 15.5) – O pastor correu risco para encontrar a ovelha perdida. Jesus desceu da glória. Fez-se carne. Sofreu, foi perseguido, humilhado, cuspido, pregado na cruz. Ele desceu ao inferno e suportou na sua carne o flagelo dos nossos pecados. Ele bebeu sozinho o cálice da ira de Deus contra o pecado e morreu por nós para nos resgatar da morte. Oh, bendito amor, sublime amor, incomensurável amor! Ainda que você tenha caído nos abismos mais escuros, nos despenhadeiros mais perigosos e esteja preso no cipoal dos vícios e na masmorra mais aviltante do pecado, o Senhor descerá para resgatá-lo. Não há poço tão profundo que a graça de Deus não seja mais profunda. Não há casos irrecuperáveis para Deus. Não há desistência no projeto de resgate divino.

4. Deus nos toma nos braços e nos leva para o aprisco (Lc 15.5,6) – Jesus evidencia seu imenso amor a ponto de nos carregar no colo. Ele nos toma em seus braços eternos. Ele nos toma pela sua mão direita e nos conduz à glória. Ele não sente nojo da ovelha que caiu no abismo, mas desce aos despenhadeiros mais perigosos para arrancar das entranhas da morte a ovelha que se perdeu e, encontrando-a, toma-a amorosamente nos braços e a leva para o aprisco. Não existe a possibilidade de uma ovelha viver isolada do rebanho. A igreja é um rebanho, uma família, um corpo. Precisamos uns dos outros. Fazemos parte uns dos outros. Precisamos nos congregar e nos estimularmos mutuamente.

5. Deus celebra com alegria a volta da ovelha desgarrada (Lc 15.6,7) – A Bíblia diz que há festa no céu por um pecador que se arrepende.

Nenhum comentário: