Google
 

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A ÁRVORE MÁ...

" Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons." (Mt.7:17-18).


A Bíblia, quando declara que o ser humano é mau por natureza, justifica plenamente esta afirmação colocando diante de nossos olhos o que os homens têm feito.

Ela nos mostra que o mal está em todos os homens, que até as pessoas mais queridas, como Davi, por exemplo, cometem atos perversos. Como negar a verdade da Escritura neste ponto ao nos depararmos todos os dias com más ações? E se os homens fazem o mal, como negar que o mal está neles?

Desde o assassinato de Abel até o do Senhor Jesus, quantas páginas da Bíblia descrevem o que os homens fizeram, suas más obras, suas infâmias e crimes! Muitas pessoas acham tais relatos inadequados ao livro de Deus, onde supostamente deveria haver somente belos exemplos. Mas isso é para lembrar ao leitor do que ele mesmo é: um ser humano igual àqueles cuja história está lendo.

Julgar a árvore por seu fruto é um princípio sempre verdadeiro. Ao ver os frutos que o ser humano produz é impossível não pronunciar este juízo: a árvore é má.

Dessa lição se tira um duplo aprendizado:

1) cada um de nós é humilhado e

2) nos sentimos na obrigação de nos arrependermos diante de Deus.

"Quem confessa seus pecados a Deus recebe uma nova natureza. Assim, com o poder do Espírito Santo, podemos produzir um fruto precioso que agrada ao Senhor" (Gl. 5:22-23).

Nenhum comentário: