Onde Procurar Jesus?
Vamos começar nossa viagem. De alguma maneira inesperada você viajou no tempo e chegou à Israel há pelo menos 2000 anos atrás. Assim que "caiu a ficha" de que você está em outra época [porque suas roupas são diferentes de todos ao seu redor] você se deu conta também de que as pessoas estão comentando que três homens muito importantes passaram por ali há pouco tempo e perguntaram sobre o Rei dos Judeus. Diziam que ele acabara de nascer. Claro! Você está em Belém, e o rei de quem estão falando é Jesus Cristo.
As pessoas comentam o que haviam informado aos homens que perguntaram sobre Jesus, de que não sabiam de nenhum rei que estava nascendo naquela região, apenas havia uma família bem simples e meio atrasada que de tanto demorar pra chegar em Belém, não encontraram hotéis e pousadas disponíveis em toda a cidade e tiveram de se hospedar num estábulo. Muitos estavam vindo de regiões distantes para o senso populacional.
"E tem mais" – diziam eles – "a mulher estava grávida e pelos gritos que se ouviu à noite parece que ela deu à luz" – comentavam pelas ruas da cidade a curiosa história.
Pronto, não há mais dúvida, você foi transportado para o dia do nascimento de Jesus Cristo. Homens importantes pedindo informação, senso populacional, uma família hospedada num estábulo e uma criança nascendo, só pode ser Jesus.
Você então vai procurá-lo, mas quando chega ao estábulo ele não está mais ali, já foi embora com Maria e José, no lugar apenas há restos de comida e uma bacia com água. Pena! Não foi dessa vez.
Mas o que o impressiona é a simplicidade do lugar. É até feio, com fedor de estrume de vaca, cheio de moscas grandes e verdes. Uma cena horrível! Tem pouca luz, é quente e por onde você pisa tem feno, palha e estrume.
Do lado de fora há algumas pessoas que estão comentando que só mesmo um louco é que crê que na noite passada nasceu ali um rei – "Imagina se um rei iria nascer num lugar feio como esse?".
Pense comigo. Jesus nasceu num lugar humilde como aquele para mostrar de uma vez por todas que tudo aquilo que a humanidade valoriza é efêmero. Nós valorizamos só o que é belo, agradável, confortável, cheiroso. Deus se fez o oposto.
Portanto, cuidado com seus valores. Deus sempre está no que é simples, Ele sempre prefere estar entre pessoas que não são bonitas, famosas, elegantes, Ele prefere a sinceridade e simplicidade dos ambientes humildes ao invés de aplausos fingidos, luzes do palco e a euforia passageira do público.
Quando você quiser encontrar Jesus, não se esqueça, Ele nasce em corações que se fazem parecer com estábulos – lugares cheio de sinceridade e simplicidade – e não em corações que se fazem parecer com palácios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário