O Letreiro
Um pastor amigo meu contou-me a respeito de um letreiro que havia visto, em frente a uma igreja do bairro. Em vez de simplesmente anunciar os horários das reuniões daquela congregação, ele também anunciava os horários de suas outras igrejas que tinham cultos em horários diferentes, na mesma pequena cidade. Curiosamente, meu amigo não achou aquilo impraticável ou insensato. Ao contrário, ele imaginou o bem que isto traria: uma igreja colocar tamanho desprendimento em tudo quanto fizeste!
Se é uma boa idéia fazer propaganda dos cultos de adoração de outras igrejas, ou não, é questão de opinião. Mas uma coisa é certa – o Espírito de Cristo não compactua com atitudes de inveja e competição. A generosidade e a boa vontade de Paulo demonstrou, mesmo aos líderes de igrejas auto-suficientes, são as marcas do autêntico espírito cristão (Filipenses 1:14-18). Essa atitude, semelhante à de Cristo, alinha-se com a ausência de competição espiritual que Tiago prega na sua epístola (Tiago 3:14-17).
As invejas devem estar preocupadas em expandir as suas congregações. Mas devem ter cuidado para não adotar padrões muito baixos, ao se preocuparem apenas com números. A sabedoria e graça de Cristo não se encontram, necessariamente, na sabedoria convencional. O bom senso muitas vezes requer que pratiquemos atos voluntários de generosidade, que reflitam a vida de Jesus em nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário