Google
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O que fazer em seu tempo com Deus

Antes de tudo lembre-se que o objetivo desse tempo não é estudar sobre Jesus, mas desfrutá-lo. Não adianta nada saber tudo sobre laranja, como sua cor, composição química, valor nutricional, como plantá-la, como colhê-la, e ainda assim nunca ter chupado uma. Saber tudo sobre laranja não me encherá de vitamina C. Mas, se você tomá-la vai recebê-la para dentro de si. Mais importante que aprender sobre Jesus é tomá-Lo e desfrutá-Lo a cada dia. Você desfruta dEle na oração, no louvor, na adoração, na Palavra e em uma série de disciplinas espirituais.

Todo homem de Deus concorda que um tempo a sós com Deus deveria ter os seguintes momentos: confissão, gratidão, adoração, intercessão, petição e leitura da Palavra. É apenas uma sugestão, não uma lei. Tanto a seqüência como o conteúdo podem ser mudados de acordo com o dia e as circunstâncias.

Confesse seus pecados

Permaneça quieto e reflexivo. Relaxe! Prepare o seu coração para ouvir de Deus. Respire fundo algumas vezes e espere em Deus. O Espírito Santo poderá convencê-lo de algum pecado. Confesse-o e sinta a paz de Deus encher o seu coração. Precisamos começar pela confissão para chegarmos diante de Deus com o coração puro.

Lembre-se: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I Jo 1.9).
Agradeça a Deus

A Palavra de Deus diz: "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (I Ts 5.18). Isto significa que devemos ser gratos a Deus por tudo o que temos e, cremos que o que acontece conosco vai resultar bênção no final. Agradecer mesmo quando não sentimos vontade não é hipocrisia, mas obediência. Jamais negligencie as ações de graças.

Veja algumas dicas:

- Enumere tudo aquilo que Deus tem feito na sua vida e agradeça-O.
- Seja bem específico. Desenvolva um coração grato diante de Deus. Isto traz satisfação e alegria diante dEle.
- Não reclame de nada, mas agradeça.
- "Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome" (Sl 100.4).
- "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Fp 4.6).

Adore e louve ao Senhor
O louvor é por aquilo que Deus tem feito; enquanto adoração é por aquilo que Ele é. A Palavra de Deus fala muito sobre louvor. O maior livro da Bíblia, o livro de Salmos, é constituído inteiramente de louvores a Deus. Para nós, os filhos de Deus, é um prazer e privilégio adorá-Lo.

"Aleluia! Louva, ó minha alma, ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver" (Sl 146.1-2).

"Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor" (Sl 133.3).

Aí vai algumas dicas para esse momento com Deus:
- Declare aquilo que Deus tem feito em sua vida e exalte-O por isso.
- Cante alguns cânticos conhecidos.
- Use o livro de Salmos como guia de adoração, confessando em voz alta versículos de exaltação a Deus.
- Grite alguns "aleluias" ou "glórias a Deus"; isto vai aquecer o seu espírito.
- Aprenda a tocar algum instrumento; isto vai aumentar seu prazer na adoração a Deus.
- Experimente usar um CD de músicas de adoração durante o seu tempo com Deus.

O caráter de Deus é descrito de centenas de formas na Bíblia. Faça a sua lista pessoal desses aspectos. Esta é uma forma de você conhecer a Deus.

Nenhum comentário: