Google
 

quinta-feira, 26 de julho de 2007

“Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, vivei em paz” 2Coríntios, 13:11.

O conceito bíblico de paz tem na raiz o significado de totalidade, inteireza ou perfeição. Entre as importantes gradações de sentido, temos realização, maturidade, saúde, integridade, harmonia, segurança, bem-estar, prosperidade e falta de guerras. Sobre o tema, escreveu o Bispo João Carlos Lopes, da 6ª Região Eclesiástica e Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista. As cartas de Paulo aos Coríntios nos mostram o coração de um homem de Deus que amava as pessoas como conseqüência de seu amor por Jesus. Estas cartas são repletas de manifestações de carinho e de um cuidado quase paternal para com o rebanho. Paulo desejava que os Coríntios conhecessem a alegria de viver pela fé, submetendo-se à vontade de Deus. No final da Segunda carta (13:11), ele resume esse desejo quando faz a seguinte exortação: “... aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz, e o Deus de amor e de paz estará convosco”.Embora essas palavras tenham sido escritas por Paulo no primeiro século, elas têm servido de revelação para todo o povo de Deus no decorrer da história. Elas servem para você e para mim. Somos exortados, pela Palavra, a aperfeiçoar-nos (sermos completos), a crescer em santidade, a corrigir os males que insistem em permanecer em nosso coração. Somos exortados também a consolarmos-nos uns aos outros. Não devemos focalizar apenas a nossa própria santificação, ao invés disso somos chamados a envolvermos-nos no crescimento de outros, a encorajar nossos irmãos e irmãs, a confrontá-los quando necessário, e acima de tudo a amá-los e a serví-los.Finalmente, somos chamados a viver em paz uns com os outros. Cada um de nós é chamado a fazer a sua parte, crescendo em graça e deixando a Palavra de Deus habitar ricamente em nós de forma que vivermos em paz, servindo ao Senhor que nos vocacionou.Que Deus nos capacite! a vivermos assim.

Nenhum comentário: