Google
 

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

VINGANÇA

"Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."- Efésios 4:32

Quando nós ou alguém que amamos é magoado, pensamentos de vingança podem dominar as nossas mentes. Mas nós não nos conseguiremos vingar. O Dr. Lewis Smedes, professor de teologia, escreveu extensivamente sobre o perdão em "Perdoar e Esquecer," afirmando: "A vingança nunca anula o débito, pois a pessoa magoada nunca calcula o débito pela mesma matemática. O perdão é a única maneira para parar o ciclo de sofrimento injusto que rodopia na tua memória."

Estas declarações ajudam-nos a entender porque é que Paulo escreveu com urgência: "Toda amargura, e ira, cólera... e toda a malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros..., perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (Efésios 4:31-32). Paulo sabia que um espírito de perdão era essencial para a sobrevivência espiritual dos Efésios. O seu apelo estava baseado no perdão de Deus.
Smedes disse que o perdão não é esquecer, desculpar ou passar por cima das coisas. Em vez disso, o perdão é quebrar o ciclo da vingança e "criar uma possibilidade nova de justiça libertando-nos da injustiça de um passado injusto. O perdão é o trabalho mais duro do amor, e o maior risco do amor. Perdoar é dançar ao ritmo do coração do perdão de Deus. É navegar na crista da onda mais forte do amor. Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que o prisioneiro eras tu."

► A VINGANÇA PRENDE-NOS; O PERDÃO LIBERTA-NOS.

Nenhum comentário: